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Antioxidantes são substâncias que podem impedir ou retardar os danos às células causados ​​pelos radicais livres, moléculas instáveis ​​que o corpo produz como reação às pressões ambientais e outras.

Eles às vezes são chamados de “catadores de radicais livres”.

As fontes de antioxidantes podem ser naturais ou artificiais. Certos alimentos à base de plantas são considerados ricos em antioxidantes. Os antioxidantes vegetais são um tipo de fitonutriente ou nutriente vegetal.

O corpo também produz alguns antioxidantes, conhecidos como antioxidantes endógenos. Antioxidantes que vêm de fora do corpo são chamados exógenos.

Os radicais livres são substâncias residuais produzidas pelas células à medida que o corpo processa os alimentos e reage ao meio ambiente. Se o corpo não puder processar e remover os radicais livres com eficiência, pode resultar em estresse oxidativo . Isso pode prejudicar as células e a função do corpo. Os radicais livres também são conhecidos como espécies reativas de oxigênio (ERO).

Os fatores que aumentam a produção de radicais livres no corpo podem ser internos, como inflamação ou externos, por exemplo, poluição, exposição aos raios UV e fumaça de cigarro.

O estresse oxidativo tem sido associado a doenças cardíacas , câncer , artrite , acidente vascular cerebral , doenças respiratórias, deficiência imunológica, enfisema , doença de Parkinson e outras condições inflamatórias ou isquêmicas.

Diz-se que os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres em nossos corpos, e isso deve aumentar a saúde geral.

Benefícios
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Frutas e legumes coloridos podem oferecer uma variedade de antioxidantes.

Os antioxidantes podem proteger contra os danos celulares causados ​​pelos radicais livres, conhecidos como estresse oxidativo.

Atividades e processos que podem levar ao estresse oxidativo incluem :

  • atividade mitocondrial
  • exercício excessivo
  • trauma tecidual, devido a inflamação e lesão
  • dano de isquemia e reperfusão
  • consumo de certos alimentos, especialmente alimentos refinados e processados, gorduras trans, adoçantes artificiais e certos corantes e aditivos
  • fumar
  • poluição ambiental
  • radiação
  • exposição a produtos químicos, como pesticidas e drogas, incluindo quimioterapia
  • solventes industriais
  • ozônio

Tais atividades e exposições podem resultar em danos às células.

Isso, por sua vez, pode levar a:

  • liberação excessiva de íons livres de ferro ou cobre
  • uma ativação de fagócitos, um tipo de glóbulo branco com um papel no combate à infecção
  • um aumento de enzimas que geram radicais livres
  • uma interrupção das cadeias de transporte de elétrons

Tudo isso pode resultar em estresse oxidativo.

Os danos causados ​​pelos antioxidantes têm sido associados ao câncer, aterosclerose e perda de visão. Pensa-se que os radicais livres causam alterações nas células que levam a essas e possivelmente outras condições.

Acredita-se que uma ingestão de antioxidantes reduza esses riscos.

De acordo com um estudo : “Os antioxidantes atuam como sequestradores de radicais, doadores de hidrogênio, doadores de elétrons, decompositores de peróxidos, inibidores de oxigênio singlete, inibidores de enzimas, sinergistas e agentes quelantes de metais”.

Outra pesquisa indicou que suplementos antioxidantes podem ajudar a reduzir a perda de visão devido à degeneração macular relacionada à idade em idosos.

No geral, no entanto, há uma falta de evidência de que uma maior ingestão de antioxidantes específicos possa reduzir o risco de doença. Na maioria dos casos, os resultados tendem a não mostrar benefícios, efeitos prejudiciais ou conflitantes.

Tipos

Pensa-se que existam centenas e possivelmente milhares de substâncias que podem atuar como antioxidantes. Cada um tem seu próprio papel e pode interagir com outros para ajudar o corpo a funcionar efetivamente.

“Antioxidante” não é realmente o nome de uma substância, mas descreve o que uma variedade de substâncias pode fazer.

Exemplos de antioxidantes que vêm de fora do corpo incluem:

  • vitamina A
  • vitamina C
  • vitamina E
  • betacaroteno
  • licopeno
  • luteína
  • selênio
  • manganês
  • zeaxantina

Flavonóides, flavonas, catequinas, polifenóis e fitoestrogênios são todos os tipos de antioxidantes e fitonutrientes, e são todos encontrados em alimentos à base de plantas.

Cada antioxidante tem uma função diferente e não é intercambiável com outra. É por isso que é importante ter uma dieta variada.